Segunda-feira, 12 de Maio de 2008

Fauna e Flora

 

 

 

 

 

A Fauna é o conjunto dos animais existentes em uma determinada região. Existem factores que contribuem para a distribuição dos animais à superfície do globo, por consequência, para a constituição da fauna própria de cada região. Esses factores podem ser primários (causas directas que determinam a expansão das espécies) e secundários (o regime alimentar e a acção dos climas).

 

O concelho de Sintra possuiu uma riqueza faunística impressionante, através de uma grande diversidade de habitats, e também pela não ocupação urbana destes espaços.

Tendo como base estes exemplos:

- Parque Natural de Sintra-Cascais

- Rede Natura 2000

Da serra á zona litoral passando pelos centros urbanos e zona rural, encontramos grande quantidade de espécies diferentes, com cerca de 200 espécies, sendo 33 de mamíferos, 20 de repteis, 159 de aves, 12 de anfíbios e 9 de peixes de água doce. Como exemplos temos o falcão Peregrino e a Geneta. Existem animais já extintos do Parque, o urso, o veado, a lebre ou o lobo, e ainda outros sem qualquer registo de observação nos últimos anos como a lontra, o gato-bravo ou o sapo-de-unha-preta, aos quais se juntam espécies actualmente raras e ameaçadas cuja conservação é prioritária.

Os factores de ameaça são o impacto visual e o ruído gerado pela presença humana; o atropelamento de cobras, anfíbios terrestres; a degradação da cobertura vegetal, expansão das espécies invasoras e os níveis elevados de erosão; caça furtiva e controlo ilegal de predadores.

 

Flora é o conjunto das plantas que crescem num país, numa região. Existe um conjunto de plantas que servem para determinar um fim, como exemplos a flora da medicina, flora do crime, flora cultivada e flora invasora.                      

A vegetação sintrense é constituída por diversas flórulas (flora de carácter local) associadas as características climáticas específicas. A diversidade actual de espécies e paisagens é também resultado de uma longa ocupação humana. A biodiversidade de Sintra permite observar espécies cuja distribuição geográfica é restrita a esta região.

 

Actualmente os valores floristicos de Sintra estão parcialmente englobados no parque natural e sitio rede natura.A diversidade climática, de composição geológica e consequente riqueza dos solos permitem grande diversidade de flora.

Existem várias espécies em perigo de extinção como a

feto-de-folha-de-hera, trovisco-nortenho e miosótis-das-praias que correspondem a áreas designadas de valor florístico excepcional.


No entanto, há também áreas de valor floristico muito elevado, a que correspondem espécies como cravo-romano, rapôntico-da-terra, entre outros. Existem ainda áreas de valor floristico não significativo (Lírio-amarelo-dos-montes Iris lusitanica  e Cravina-brava)

 

Em relação à Serra de Sintra, cerca de 900 espécies são de flora autóctone, ou seja, aquelas que são naturais de uma dada região, em que metade das quais são mediterrânicas, e cerca de 10 % são endemismos (plantas que a nível mundial só se encontram em determinada área), o resto são espécies ameaçadas, que encontram na Serra, condições favoráveis para a sua sobrevivência.

 

Em relação à vegetação da serra encontra-se alterada relativamente à vegetação natural. A floresta de carvalhos que se implantou na serra de Sintra após a última glaciação foi progressivamente reduzida pela intervenção do homem que, tal como aconteceu em toda a região mediterrânica, alterou o coberto vegetal, através da pastorícia. Hoje em dia, a vegetação natural reduz-se a manchas nos locais mais inacessíveis. Embora se verifique estas alterações nas florestas portuguesas provocadas pelo homem, no Parque da Pena e de Monserrate podemos ver notáveis exemplos do enriquecimento do património paisagístico, graças à acção humana.

 

As espécies invasoras, a expansão urbana (verificada principalmente a partir do século XX), o incremento das actividades ligadas ao turismo ou à construção de segunda habitação e a ocorrência frequente de fogos (alguns de grande dimensão) constituem actualmente os problemas mais graves no que respeita à conservação da flora, extensíveis à fauna e de um modo geral a todos os habitats naturais.

 

 

  

 

Bibliografia

 .http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT/Areas+Protegidas/ParquesNaturais/SintraCascais/ValoresNaturais/Flora+e+vegetacao.htm?res=1024x768


publicado por cadacriarsintra às 16:19
link do post | comentar | favorito

pesquisar

 

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

Parque Natural Sintra-Cas...

Fauna e Flora

Clima em Sintra

Cidade gémea de Sintra

Sintra pode ser o concelh...

Desporto em Sintra

Lendas de Sintra

Restaurantes, Bares / Dis...

Eventos anuais e Feiras e...

Piriquita

arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

subscrever feeds